Notas sobre “A Arte da Vida” de Zygmunt Bauman

  • Rafael Bianchi Silva Faculdade Uninorte / Faculdade Pitágoras
  • Joana Sanches-Justo Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
Palavras-chave: Arte da Vida, Felicidade, Zigmunt Bauman, Contemporaneidade.

Resumo

O propósito do presente trabalho é produzir algumas considerações a partir da obra “A Arte da Vida” de Zygmunt Bauman. Neste texto, o autor faz um contraponto entre a vida e a arte enquanto aborda a temática da busca da felicidade na sociedade contemporânea, marcada pela frustração em um contexto que se transforma a todo o momento e faz com que o indivíduo tenha que se flexibilizar para dar sentido ao mundo e, conseguintemente, à sua própria vida. A partir destas colocações, considera-se a posição do artista como uma postura que propicia novas condições de vida e mais do que isso, uma nova política de prazeres que ultrapassa a dimensão individual-hedonista própria da sociedade de consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Faculdade Uninorte / Faculdade Pitágoras
Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2004), Mestre em Educacao pela Uel (2008) Atualmente doutorando em educação (Unesp/Marília), professor Faculdade Uninorte, da Faculdade Pitágoras e do Professor Colaborador do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina.
Joana Sanches-Justo, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
Psicóloga, Doutoranda em Psicologia e Sociedade (Universidade Estadual Paulista, Unesp/Assis). Especialista em práxis e discurso fotográfico (Universidade Estadual de Londrina, UEL). Docente da Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE.

 

Publicado
2011-08-20
Como Citar
Silva, R. B., & Sanches-Justo, J. (2011). Notas sobre “A Arte da Vida” de Zygmunt Bauman. Revista Espaço Acadêmico, 11(125), 10-16. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13865
Seção
DOSSIÊ - ZYGMUNT BAUMAN (Org.: Renato Bittencourt)