Ética, Etiqueta e Estratégia Organizacional: em busca do Elo Perdido

  • Paulo Hayashi Jr. Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp
Palavras-chave: competitive strategy, ethics, stakeholders

Resumo

 

O presente artigo procura articular a aproximação e o diálogo, de forma exploratória, entre a ética, a etiqueta e a estratégia organizacional. Baseado nos pressupostos da perfectibilidade da Humanidade e do caráter aperfeiçoador da ética, o artigo argumenta que a existência de um ambiente institucionalizado e motivador do bem comum, assim como indivíduos éticos que não apenas agem corretamente, mas também sabem reconhecer e pensar o que é o certo, possibilitam que a organização apresente relacionamentos de melhor qualidade com seus stakeholders¸ o que influencia em sua condição competitiva. Apesar do desafio, a prática da ética, da etiqueta empresarial associada à estratégia possibilita ganhos que extrapolam a questão financeira, tais como: a confiança, o aprendizado e o progresso, a sobrevivência da organização no médio e longo prazo.

 

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Biografia do Autor

Paulo Hayashi Jr., Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professor de Gestão da FCA/Unicamp

 

Publicado
2011-12-13
Como Citar
Hayashi Jr., P. (2011). Ética, Etiqueta e Estratégia Organizacional: em busca do Elo Perdido. Revista Espaço Acadêmico, 11(132), 60-67. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13879