A tecnociência e o processo de empresarialização da atividade científica: uma revisão teórica

  • Leonardo de Lucas da Silva Domingues SEE-SP
Palavras-chave: prática científica, cultura empresarial, Javier Echeverría

Resumo

Este trabalho traz uma introdução a um tema que é atualmente analisado na filosofia e em muitas áreas das ciências humanas: a tecnociência. No entanto, a intenção aqui destacada é a de buscar um referencial teórico que vá além ou que não se limite às avaliações sobre o estreitamento entre a ciência e a tecnologia como marco distintivo desse fenômeno. O enfoque desse estudo se dirige, então, às transformações, engendradas em décadas recentes, na organização e na interação da prática científica. Esse aspecto gerencial ganha a forma de empresarialização da atividade científica, noção formulada por Javier Echeverría para explicar para o processo de tecnociência. Nesse sentido, a cultura empresarial ganha centralidade na modificação da visão de mundo de cientistas e pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo de Lucas da Silva Domingues, SEE-SP
Graduado em Ciências Sociais pela UEL (2006) e mestre em Sociologia pela UFRGS (2010). Membro do Laboratório de Divulgação de Ciência, Tecnologia e Inovação Social (LaDCIS-UFRGS). Atualmente, é professor efetivo de sociologia na Escola Estadual Professor José Leme do Prado (Valinhos-SP).
Publicado
2011-10-07
Como Citar
Domingues, L. de L. da S. (2011). A tecnociência e o processo de empresarialização da atividade científica: uma revisão teórica. Revista Espaço Acadêmico, 11(129), 168-175. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14071