O sagrado intolerante: uma abordagem sobre as origens da discriminação aos ateístas na sociedade contemporânea

  • Francisco Chagas Vieira Lima Júnior Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: Ética laica. Ateísmo. Metafísica. Discriminação religiosa.

Resumo

O presente artigo examina o contexto de discriminação religiosa – com ênfase no segmento denominado mundialmente como ateísmo – a partir de um enfoque pautado na análise dos fundamentos metafísicos da ética religiosa judaico-cristã e sua relação como possível causa do preconceito direcionado aos indivíduos que professam a descrença em divindades. Para tanto, discute não apenas conceitos e definições relacionados ao ateísmo e ao agnosticismo, sua classificação e seus antecedentes históricos, mas também a própria problemática da fundamentação moral desse segmento sob o prisma da chamada “ética pós-metafísica”, mediante uma abordagem bibliográfica de autores seletos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Chagas Vieira Lima Júnior, Universidade Federal do Maranhão

Presidente e membro-fundador da Associação de Ateus e Agnósticos da cidade de Imperatriz-MA - ATEITZ. Graduado no curso de Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Graduando no curso de Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Pós-graduado no curso de Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER.

Publicado
2011-09-23
Como Citar
Lima Júnior, F. C. V. (2011). O sagrado intolerante: uma abordagem sobre as origens da discriminação aos ateístas na sociedade contemporânea. Revista Espaço Acadêmico, 11(128), 136-147. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14190