A Revolução Mexicana: seu alcance regional, precursores, a luta de classes e a relação com os povos originários

  • Waldir José Rampinelli UFSC
Palavras-chave: História, Política, México, Revolução Mexicana, América Latina

Resumo

Neste trabalho, analiso quatro aspectos da Revolução Mexicana: 1) a influência do processo revolucionário nos âmbitos local, regional e mundial; 2) os precursores intelectuais do levante armado; 3) a luta de classes ocorrida ao longo dos acontecimentos; e 4) a Revolução e suas relações com os indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldir José Rampinelli, UFSC
Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (1983), graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1971), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1973), mestrado em Estúdios Latinoamericanos - Historia - Universidad Nacional Autónoma de México (1991) e doutorado em Ciências Sociais - Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é associado iii da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de História e Ciência Política com ênfase em História e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: américa latina, méxico, portugal, dominação e colonialismo.
Publicado
2011-09-08
Como Citar
Rampinelli, W. J. (2011). A Revolução Mexicana: seu alcance regional, precursores, a luta de classes e a relação com os povos originários. Revista Espaço Acadêmico, 11(126), 90-107. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14401