Recrutamento e seleção de pessoal: análise comparativa entre a iniciativa privada e a pública

  • Adriano Sergio da Cunha UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Fernando Rossoni Cavalcanti UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
Palavras-chave: Gestão, gestão de pessoas, contratação.

Resumo

Este artigo apresenta os processos de recrutamento e seleção de pessoal na esfera privada e pública com o objetivo de incentivar estudos mais aprofundados sobre o tema. Na iniciativa privada, se observam a utilização de métodos no processo de seleção com o objetivo de identificar o candidato mais adequado para a execução das tarefas. Já no serviço público, atendendo ao que rege a legislação, na maioria dos concursos, não se utilizam métodos que permitam identificar que o candidato pode atender aos requisitos necessários para o pleno desempenho de seu cargo. Trazendo como resultado vários problemas aos que necessitam dos seus serviços como a si próprio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Sergio da Cunha, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Contábeis (UFSC), Bacharel em administração (UNISUL), Especialista em planejamento tributário (FEPESE/UFSC), especialista em engenharia de produção (FEPESE/UFSC); Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISUL.

Fernando Rossoni Cavalcanti, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
Bacharel em Administração (UNIDERP), Especialista em Gestão Organizacional (UFGD); Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISUL.
Publicado
2011-12-06
Como Citar
Cunha, A. S. da, & Cavalcanti, F. R. (2011). Recrutamento e seleção de pessoal: análise comparativa entre a iniciativa privada e a pública. Revista Espaço Acadêmico, 11(131), 76-80. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14568