O papel feminino na política brasileira: breve debate sobre a quota partidária feminina

  • Gabriela Soares Balestero
Palavras-chave: Discriminação, equiparação, igualdade de gênero, acesso.

Resumo

O artigo questiona a discriminação da mulher no cenário social e político brasileiro diante da ausência de equiparação de fato no tange à igualdade de chances e a acesso a cargos públicos, de maneira a violar o disposto no artigo 5°, inc. I da Constituição Federal que prevê a igualdade entre homens e mulheres em direitos e obrigações. É necessária uma mudança da mentalidade para que realmente haja a quebra dos estereótipos de identidade de gênero ainda existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Soares Balestero

mestranda em Constitucionalismo e Democracia pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, especialista em Direito Constitucional e em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogada. Email: gabybalestero@yahoo.com.br.

Publicado
2011-12-09
Como Citar
Balestero, G. S. (2011). O papel feminino na política brasileira: breve debate sobre a quota partidária feminina. Revista Espaço Acadêmico, 11(130), 01-08. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14608
Seção
DOSSIÊ - A SITUAÇÃO DA MULHER: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS (Org.: Eva Paulino Bueno)