Criatividade em ação: reclusão na busca do momento criativo

  • Antonio Mendes da Silva Filho
Palavras-chave: Criatividade, solução de problema, tomada de decisão

Resumo

Criatividade, intuição, imaginação, determinação, ambição compreendem atributos que podem caracterizar um intelecto humano. As pessoas, no dia-a-dia, fazem uso desses ingredientes em variados momentos onde precisam tomar decisões e/ou prover soluções a problemas, além de empregá-las no processo de inovação. Entretanto, ao observar o ‘caminhar’ das pessoas e das organizações, percebe-se que o momento atual e vindouro é enriquecido e apoiado por intensos mecanismos de comunicação. A comunicação é essencial para solucão de problemas, para educação e uma miríade de atividades. Todavia, num momento da busca de solução ou num momento criativo, a reclusão pode constituir um diferencial. Nesse sentido, este artigo discute e explora esse paradoxo (se assim puder ser denominado) de querer estar junto (com intensa comunicação) ou recluso na busca do momento criativo ou solução de problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Mendes da Silva Filho
Professor e consultor em área de tecnologia da informação e comunicação com mais de 25 anos de experiência profissional, é autor do livros Introdução a Programação Orientada a Objetos com C++, Arquitetura de Software e Programando com XML, todos pela Editora Campus/Elsevier, tem vários artigos publicados em eventos nacionais e internacionais, tendo feitos palestras em eventos nacionais e exterior. Foi Professor Visitante da University of Texas at Dallas e da University of Ottawa.Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco, com Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (Campina Grande), Mestrado em Engenharia da Computação pela University of Waterloo e Doutor em Ciência da Computação pela Univesidade Federal de Pernambuco.
Publicado
2011-09-05
Como Citar
Silva Filho, A. M. da. (2011). Criatividade em ação: reclusão na busca do momento criativo. Revista Espaço Acadêmico, 11(124), 45-47. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14651