Cibercultura e educação: algumas reflexões sobre processos educativos na sociedade tecnológica contemporânea

  • Vitor Malaggi Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Karina Marcon Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Cibercultura, Tecnologias Digitais de Rede, Processos de ensino-aprendizagem

Resumo

O presente artigo propõe um conjunto de reflexões acerca das necessidades de ressignificação dos processos educativos que emergem do contexto da sociedade contemporânea, configurada por uma nítida inter-relação entre cultura e tecnologias de caráter digital. Neste sentido, inicialmente são discutidos uma série de conceitos relevantes para a compreensão deste contexto sociocultural, expresso pelo termo “cibercultura”, a qual se desvela por meio da caracterização do hipertexto/hipermídia, da lógica das redes, interatividade, ciberespaço e a inteligência coletiva. A partir disso, e da consequente compreensão do caráter inovador das Tecnologias Digitais de Rede (TDR's), as quais sustentam a cibercultura e que por ela são sustentadas, torna-se possível identificar algumas rotas a serem verificadas na exploração crítica e criativa das redes de ensino-aprendizagem. Destacam-se, essencialmente, as questões de ressignificação do espaço-tempo onde os processos educativos formais e informais ocorrem nesta sociedade, da relação entre professor e alunos e da nova perspectiva de ensino-aprendizagem que emerge a partir da compreensão das características reticulares e interativas das TDR's.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Malaggi, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduado em Ciência da Computação e Pós-Graduação em Educação (stricto sensu), ambos os cursos realizados pela Universidade de Passo Fundo (UPF), sendo o Mestrado Acadêmico como Bolsista Capes pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UPF).

Karina Marcon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação (Bolsista CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduanda em Pedagogia EAD (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado
2012-01-19
Como Citar
Malaggi, V., & Marcon, K. (2012). Cibercultura e educação: algumas reflexões sobre processos educativos na sociedade tecnológica contemporânea. Revista Espaço Acadêmico, 11(132), 115-123. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15025