Educação escolar na contemporaneidade: o construtivismo e a concepção liberal de desenvolvimento da “natureza humana”

  • Saulo Rodrigues Carvalho UFAM
Palavras-chave: Educação, Marxismo, Construtivismo, Liberalismo.

Resumo

Neste texto identificamos elementos na teoria construtivista que coadunam com a concepção liberal de “natureza humana”. A compreensão construtivista que repousa o desenvolvimento cognitivo sobre uma base majoritariamente biológica, pautado pelos processos de adaptação, daria suporte para a concepção liberal de uma “natureza humana”, uma vez que tanto para o liberalismo, quanto para o construtivismo, o indivíduo é quem constrói o seu conhecimento.

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Biografia do Autor

Saulo Rodrigues Carvalho, UFAM

Professor da Universidade Federal do Amazonas.UFAM/ ICSEZ- Parintins-AM. Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista UNESP/FCL - Araraquara-SP.

Publicado
2012-05-22
Como Citar
Carvalho, S. R. (2012). Educação escolar na contemporaneidade: o construtivismo e a concepção liberal de desenvolvimento da “natureza humana”. Revista Espaço Acadêmico, 12(135), 39-47. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15091