Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química

  • José Ossian Gadelha de Lima Faculdade de Educação de Crateús da Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Processo ensino/aprendizagem, Ensino Médio, Disciplina de Química.

Resumo

Este trabalho discute a problemática relacionada ao processo ensino/aprendizagem da disciplina de Química. Observamos que a metodologia utilizada pelo professor de Química do Ensino Médio está em desacordo com as novas tendências pedagógicas. Ainda se desenvolve uma metodologia de memorização e que, muito pouco, relaciona a Química com o cotidiano do aluno. O professor parece não saber estimular e incentivar o aluno a estudar Química, identificando e buscando informações relevantes para o seu aprendizado. Apesar desse ensino tradicional ainda perdurar, novas concepções metodológicas estão trazendo outros olhares sobre o ensino de Química. Isso fez nascer uma nova área de pesquisa: didática da química. Iniciativas até internacionais, como a celebração do Ano Internacional da Química, mostram que esta ciência é indispensável para a compreensão do universo. A partir dessa visão, as novas concepções metodológicas que surgem apontam para um ensino de Química que promete fornecer aos estudantes os mecanismos que lhes possibilite ter outra dimensão dessa ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ossian Gadelha de Lima, Faculdade de Educação de Crateús da Universidade Estadual do Ceará
JOSÉ OSSIAN GADELHA DE LIMA é Licenciado em Ciências (Habilitação em Química) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágios pós-doutoral em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Publicado
2012-06-25
Como Citar
Lima, J. O. G. de. (2012). Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico, 12(136), 95-101. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15092