Uma abordagem sociológica da sociologia: a ciência como campo

  • Vívian Matias dos Santos Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: sociologia, ciência, campo científico, habitus

Resumo

O presente ensaio objetiva analisar como o conceito de campo de Pierre Bourdieu pode contribuir para uma abordagem sociológica da Sociologia. A discussão desdobra-se desde a reflexão mais geral de como se firma a ciência até as possibilidades de compreensão da Sociologia neste espaço. Para tanto, fez-se necessário abordar o “campo científico” por meio das relações entre sua estrutura e seus agentes - relações “multidimensionais” que podem representar uma exitosa tentativa de superação da dicotomia ação/estrutura; indivíduo/sociedade; micro e macroteorização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vívian Matias dos Santos, Universidade Federal do Ceará
Mestra em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), doutoranda em Sociologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS) da UFC. Também atua como pesquisadora da UECE no Grupo de Gênero, Família e Geração nas Políticas Sociais, bem como do Laboratório de Direitos Humanos Cidadania e Ética (LABVIDA).
Publicado
2012-03-03
Como Citar
Santos, V. M. dos. (2012). Uma abordagem sociológica da sociologia: a ciência como campo. Revista Espaço Acadêmico, 12(133), 137-144. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15123