Usabilidade e user experience: essencial para aceitabilidade de produtos e serviços

  • Antonio Mendes Silva Filho
Palavras-chave: Usabilidade, user experience, design

Resumo

Usabilidade é um atributo de qualidade essencial que tem sido usado pelas empresas para conquistar novos consumidores. E, você quando busca adquirir um novo produto (ou serviço), você intenciona (a) atingir objetivos (que atendam suas necessidades num determinado contexto); (b) eficiência (obtendo um resultado ou solução, de modo eficiente e produtivo, para um problema que tenha em mãos); e (c) satisfação (de maneira subjetiva no uso do produto ou serviço). Esses três aspectos destacados compreendem os fatores, utilizados pela Norma 9241-11 da ISO (International Organization for Standardization) para definir a usabilidade. De acordo com a Norma 9241-11 da ISO (International Organization for Standardization), a usabilidade é definida como “The extent to which a product can be used by specified users to achieve specified goals with effectiveness, efficiency, and satisfaction in a specified context of use”. Esses objetivos compreendem a base do que é denominado “user experience”. Mas, o que é user experience? Trata-se da experiência do usuário quando interage com produtos ou serviços. Um produto pode ser qualquer coisa como, por exemplo, um tablet, um aparelho celular ou smartphone, um painel de automóvel ou software. Qualquer desses produtos ou até serviços (como oferecidos em web sites), têm a usabilidade como atributo determinante da qualidade perceptível aos usuários. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é discutir a usabilidade e estratégias de sua avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Mendes Silva Filho
Professor e consultor em área de tecnologia da informação e comunicação com mais de 25 anos de experiência profissional, é autor do livros Introdução a Programação Orientada a Objetos com C++, Arquitetura de Software e Programando com XML, todos pela Editora Campus/Elsevier, tem vários artigos publicados em eventos nacionais e internacionais, tendo feitos palestras em eventos nacionais e exterior. Foi Professor Visitante da University of Texas at Dallas e da University of Ottawa.Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco, com Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (Campina Grande), Mestrado em Engenharia da Computação pela University of Waterloo e Doutor em Ciência da Computação pela Univesidade Federal de Pernambuco.
Publicado
2011-11-05
Como Citar
Silva Filho, A. M. (2011). Usabilidade e user experience: essencial para aceitabilidade de produtos e serviços. Revista Espaço Acadêmico, 11(126), 43-51. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15193