Um olhar gramsciano nas políticas educacionais de alfabetização de jovens e adultos no Brasil e na Venezuela
Resumo
Este artigo apresenta determinadas categorias discutidas no Caderno 11 e 12 por Antonio Gramsci durante a sua estada no cárcere, propõe uma interlocução com o processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos do programa “Brasil Alfabetizado” no Brasil iniciado no governo Lula e a “Missão Robinson I”, a qual erradicou o analfabetismo no território venezuelano em 2005, ambas as políticas educacionais foram implementadas a partir de 2003. Categorias como: intelectuais orgânicos, “simples”, grupos sociais e escola desinteressada são essenciais para entender o processo que pode levar diferentes grupos sociais socialmente excluídos do direito à educação a tornar efetivo o cumprimento da justiça social pela ação do Estado.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.