Um olhar gramsciano nas políticas educacionais de alfabetização de jovens e adultos no Brasil e na Venezuela

  • França Júnior da Cunha Antenor Universidade Federal do Paraná SEED - Pr., lotado CEEBJA CIC
Palavras-chave: Políticas Educacionais. Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização

Resumo

Este artigo apresenta determinadas categorias discutidas no Caderno 11 e 12 por Antonio Gramsci durante a sua estada no cárcere, propõe uma interlocução com o processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos do programa “Brasil Alfabetizado” no Brasil iniciado no governo Lula e a “Missão Robinson I”, a qual erradicou o analfabetismo no território venezuelano em 2005, ambas as políticas educacionais foram implementadas a partir de 2003. Categorias como: intelectuais orgânicos, “simples”, grupos sociais e escola desinteressada são essenciais para entender o processo que pode levar diferentes grupos sociais socialmente excluídos do direito à educação a tornar efetivo o cumprimento da justiça social pela ação do Estado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

França Júnior da Cunha Antenor, Universidade Federal do Paraná SEED - Pr., lotado CEEBJA CIC
Mestrando em Educação do PPGE - UFPR. Bolsista CAPES DS. Pesquisador NUPE - PPGE - UFPR. Professor de sociologia na modalidade Educação de Jovens e Adultos no CEEBJA - CIC-Ctba-Pr.
Publicado
2012-08-03
Como Citar
Antenor, F. J. da C. (2012). Um olhar gramsciano nas políticas educacionais de alfabetização de jovens e adultos no Brasil e na Venezuela. Revista Espaço Acadêmico, 12(136), 79-86. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15635