Regime de Acumulação, Gerações e Juventude

  • Nildo Viana Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Regime de acumulação, gerações, juventude, acumulação integral, capitalismo

Resumo

Resumo: O presente texto discute a juventude a partir dos conceitos de geração e regime de acumulação. O conceito de geração é importante para compreender as manifestações das divisões etárias da sociedade contemporânea e suas mutações, o que é explicado a partir do conceito de regime de acumulação, que permite entender o processo de mutação do capitalismo. Nesse sentido, a partir do conceito de gerações e outros derivados, e da compreensão do capitalismo contemporâneo através do conceito de regime de acumulação integral, se torna possível analisar o dilema da juventude contemporânea e suas diferentes manifestações.

 

Abstract: This paper discusses the youth as a starting point with the concepts of generation and accumulation regime. The concept of generation is important to understand the manifestations of the age divisions of contemporary society and its mutations, which is explained by the concept of regime of accumulation, which allows us to understand the process of mutation of capitalism. In this sense, from the concept of generations and other derivatives, and understanding of contemporary capitalism through the concept of full regime of accumulation, it becomes possible to analyze the dilemma of contemporary youth and their different manifestations.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nildo Viana, Universidade Federal de Goiás
Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás; Doutor em Sociologia/UnB, autor de diversos livros, entre os quais, A Dinâmica da Violência Juvenil (Rio de Janeiro, Booklink, 2004); O Capitalismo na Era da Acumulação Integral (São Paulo, Ideias e Letras, 2009). Introdução à Sociologia (Belo Horizonte, Autêntica, 2011).
Publicado
2012-01-11
Como Citar
Viana, N. (2012). Regime de Acumulação, Gerações e Juventude. Revista Espaço Acadêmico, 11(129), 56-67. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15727
Seção
DOSSIÊ - JUVENTUDE & SOCIEDADE (Orgs.: Nildo Viana & Flávio Sofiati)