Educação brasileira do século XXI: impasses e desafios da profissão docente

  • Silvana Zancan Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Carla Spagnolo Mestranda PUCRS
Palavras-chave: Qualidade. Diretrizes Curriculares. Formação. Ação Pedagógica.

Resumo

O desafio da profissionalização docente vem se constituindo como um dos aspectos relevantes para a educação brasileira. Este artigo pretende detectar, quais são os principais desafios e impasses da profissão docente em nosso país, permitindo maior enfoque na formação profissional, através da análise e interpretação da obra literária de Gatti e Barreto (2009), Professores do Brasil: impasses e desafios. Para o entrelaçar do assunto, foram utilizadas bibliografias de vários autores, que discutem sobre formação de professores, desafios da profissão docente e também uma análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior Nº. 9394/96 e Diretrizes Curriculares para Formação de Professores. Diante, da análise do livro de Gatti e Barreto (2009) consideramos que, o educador, o qual integra os sujeitos que tem responsabilidades na formação de outras pessoas, precisa, indispensavelmente, pensar em alternativas que perpassam as condições extrínsecas, investindo e exigindo melhorias para sua própria formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Zancan, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
FORMADA EM EDUCAÇÃO FISICA LICENCIATURA - ULBRA/SM, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR/UFSM E MESTRANDA EM EDUCAÇÃO/PUCRS.
Carla Spagnolo, Mestranda PUCRS
Mestranda em Educação - PUCRS
Publicado
2012-07-09
Como Citar
Zancan, S., & Spagnolo, C. (2012). Educação brasileira do século XXI: impasses e desafios da profissão docente. Revista Espaço Acadêmico, 12(136), 87-94. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15794