Educação brasileira do século XXI: impasses e desafios da profissão docente
Resumo
O desafio da profissionalização docente vem se constituindo como um dos aspectos relevantes para a educação brasileira. Este artigo pretende detectar, quais são os principais desafios e impasses da profissão docente em nosso país, permitindo maior enfoque na formação profissional, através da análise e interpretação da obra literária de Gatti e Barreto (2009), Professores do Brasil: impasses e desafios. Para o entrelaçar do assunto, foram utilizadas bibliografias de vários autores, que discutem sobre formação de professores, desafios da profissão docente e também uma análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior Nº. 9394/96 e Diretrizes Curriculares para Formação de Professores. Diante, da análise do livro de Gatti e Barreto (2009) consideramos que, o educador, o qual integra os sujeitos que tem responsabilidades na formação de outras pessoas, precisa, indispensavelmente, pensar em alternativas que perpassam as condições extrínsecas, investindo e exigindo melhorias para sua própria formação.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.