A mordida dos cínicos

  • Raymundo de Lima UEM
Palavras-chave: Cinismo, Cínico, Diógenes, Filosofia, Sociedade, Psicanálise

Resumo

Cínico é um sujeito sem escrúpulos, sem vergonha, descarado, impudico, obsceno, hipócrita, oportunista, atrevido no modo de ser-e-viver ou atrevido quando justifica ‘cinicamente’ um ato imoral. O cinismo pode ser expresso em palavras e atos que indicam falta de vergonha, atos e falas que denotam desprezo por tudo que é moral-ético ou que demonstra aversão pelas convenções sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raymundo de Lima, UEM
Formado em Psicologia, Mestre em Psicologia Escolar (UGF) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Departamento de Fundamentos da Educação, área de Metodologia da Pesquisa, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Além de contribuir com cursos regulares da UEM, também atua em: curso de Pedagogia a Distância (EAD); Formação de Professores da Rede Estadual do Paraná (PDE); Univ. da 3ª. Idade (UNATI); pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia Clínica (Psicanálise e Aprendizagem; Família e Educação); coordenação de projetos de Cinema e Educação e Grupo de Estudo de ‘Psicanálise e Contemporaneidade’.
Publicado
2012-02-01
Como Citar
Lima, R. de. (2012). A mordida dos cínicos. Revista Espaço Acadêmico, 11(129), 143-157. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15907