As transformações do judiciário em face da necessidade de efetivação dos direitos fundamentais

  • Naiara Souza Grossi Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
  • Elisabete Maniglia Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Palavras-chave: Hermenêutica constitucional. Estado Democrático de Direito. Dignidade da pessoa humana. Efetivação.

Resumo

O presente trabalho tem por escopo analisar as transformações pelas quais o judiciário passa a partir da necessidade de efetivação dos direitos fundamentais. O Estado Democrático de Direito cunhado a partir do regramento normativo constitucional de 1988 faz erigir uma nova hermenêutica, qual seja, a hermenêutica constitucional. Para além do normativismo-positivista, essa hermenêutica constitucional irá atrelar valores à norma cujo principal e estruturante da própria ordem jurídica será o da dignidade da pessoa humana. A partir dessas modificações, os poderes públicos, o qual destacamos o judiciário, passam a ser imantados por esse imperativo ético, ou seja, o poder judiciário passa a ser uma importante ferramenta na concretização dos próprios direitos humanos fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiara Souza Grossi, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
Mestranda e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Bolsista-pesquisadora CAPES. Membro do NETPDH. Contato eletrônico: naiara.grossi@gmail.com
Elisabete Maniglia, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Doutora em Direito pela UNESP. Mestre em Direito pela USP. Professora adjunta da pós-graduação e da graduação da UNESP.
Publicado
2012-09-08
Como Citar
Grossi, N. S., & Maniglia, E. (2012). As transformações do judiciário em face da necessidade de efetivação dos direitos fundamentais. Revista Espaço Acadêmico, 12(137), 30-36. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/16323