Relacionamento com universidades e institutos de pesquisa: a visão dos empresários
Resumo
As mudanças tecnológicas tornam a concorrência cada vez mais acirrada em todos os níveis, inclusive entre regiões e países. A inovação é um dos principais fatores para que o emprego e a empresa não entrem em um estado estacionário rumo à extinção. Fortalecer a capacidade inovadora do País, com a crescente utilização da tecnologia gerada internamente, faz com que a tecnologia, no sentido econômico, seja um bem passível de comercialização. Sabe-se que a produção de conhecimento no Brasil é significativa, porém a transformação desse conhecimento em resultado econômico ainda tem muito que avançar. Com a elaboração de um questionário com perguntas claras e objetivas procurou-se analisar o relacionamento das empresas de bases tecnológicas com as universidades e ou institutos de pesquisa. Para análise dos dados foi utilizado o instrumento da técnica de análise de conteúdo. Os questionários foram enviados para empresas de base tecnológica. As bases de dados utilizadas foram da FAPESP/2009 e o anuário do CIEESP/2009. Foram identificados os motivos apresentados pelos empresários pela falta de relacionamento com as universidades e institutos de pesquisa e a importância de desenvolver um ambiente de P&D, CT&I com um Sistema Nacional de Inovação robusto para que assim as ações possam ser coordenadas e efetivas entre os atores envolvidos: - empresas, universidades e governo.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.