A pedagogia como técnica: psicanálise e rentabilização dos saberes

  • Rinaldo Voltolini Faculdade de Educação de Sáo Paulo
Palavras-chave: Técnica, Discurso do capitalista, Rentabilização

Resumo

Neste artigo pretendemos discutir criticamente a forma assumida pela pedagogia na contemporaneidade a partir da teoria dos discursos estabelecida por Lacan. A noção de discurso do capitalista, discurso hegemônico em nossa época, nos permitirá verificar que a submissão do saber científico à sua dimensão técnica, traço característico da contemporaneidade, tornou-se a base discursiva sobre a qual a pedagogia assentou seu projeto de ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rinaldo Voltolini, Faculdade de Educação de Sáo Paulo
Doutor em Psicologia pelo IPUSP, pós doutorado em psicogênese e psicopatologia em Paris XIII, Professor doutor na FEUSP
Publicado
2012-03-19
Como Citar
Voltolini, R. (2012). A pedagogia como técnica: psicanálise e rentabilização dos saberes. Revista Espaço Acadêmico, 11(131), 17-24. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/16412
Seção
DOSSIÊ - Psicanálise e Contemporaneidade (Orgs.: Sergio Sklar)