A pedagogia como técnica: psicanálise e rentabilização dos saberes
Resumo
Neste artigo pretendemos discutir criticamente a forma assumida pela pedagogia na contemporaneidade a partir da teoria dos discursos estabelecida por Lacan. A noção de discurso do capitalista, discurso hegemônico em nossa época, nos permitirá verificar que a submissão do saber científico à sua dimensão técnica, traço característico da contemporaneidade, tornou-se a base discursiva sobre a qual a pedagogia assentou seu projeto de ação.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.