As contribuições da consciência morfológica na formação de escreventes em processo de alfabetização: revisitando os referenciais teóricos em LP dos últimos anos

  • Priscila Monteiro Chaves Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: alfabetização, morfologia, estado da arte.

Resumo

Apanhando como pressupostos a legitimação da consciência morfológica da criança (CAGLIARI), bem como sua capacidade de formular estratégias de compreensão e produção no momento da aquisição da escrita (FERREIRO), o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da consciência morfológica do aprendiz no período que a escola chama de alfabetização, traçando um breve estado da arte dos principais avanços já constatados nessa correlação. Concluindo que, ainda que dentre as habilidades metalinguísticas da criança a morfologia seja a menos estudada, tendo muito o que avançar na comunidade científica, é perceptível que a consciência morfológica consiste em um importante fator para o sucesso do alfabetizando.

 

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Biografia do Autor

Priscila Monteiro Chaves, Universidade Federal de Pelotas
Graduada em Letras Português-Francês pela UFPel, Doutoranda do PPGE da mesma Universidade. Bolsista CAPES.
Publicado
2013-03-12
Como Citar
Chaves, P. M. (2013). As contribuições da consciência morfológica na formação de escreventes em processo de alfabetização: revisitando os referenciais teóricos em LP dos últimos anos. Revista Espaço Acadêmico, 12(143), 71-77. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/16760