Poética do habitar: pensando a casa como categoria geográfica

  • Tiago Vieira Cavalcante Faculdade Ateneu de Fortaleza - FATE
Palavras-chave: Casa, Habitar, Santuário de Fátima

Resumo

Preocupada com os conteúdos físico-estruturais do/no espaço geográfico, a ciência geográfica tem se esquecido de abordar a casa, simplificadamente tomando-a como mera habitação. A intenção do presente trabalho é tramar uma insurreição pela casa, no sentido amplo de sua compreensão, a partir do ato do habitar. Partindo de uma apreensão historiográfica para depois compreendermos o sentido ampliado com o qual trabalhamos esta categoria, discutimos o sentido da categoria casa tomando como base o Santuário de Fátima em Fortaleza – CE (casa da mãe de Deus). Destarte, ampliamos a possibilidade de apropriação dessa categoria como uma renovada maneira de compreendermos os diferentes/diversos espaços vividos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Vieira Cavalcante, Faculdade Ateneu de Fortaleza - FATE

Turismólogo. Possui graduação em Turismo pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Especialização em Ecoturismo pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC, atuando principalmente com os seguintes temas: Turismo, Geografia Cultural, Geografia do Turismo, Geografia da Religião e Geografia e Ensino.

Publicado
2012-04-23
Como Citar
Cavalcante, T. V. (2012). Poética do habitar: pensando a casa como categoria geográfica. Revista Espaço Acadêmico, 11(132), 48-59. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/16875
Seção
DOSSIÊ - RASTROS URBANOS: ENCONTROS, EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS (Org.: Cristina Maria da Silva)