O poder da palavra: magia, mito e religião em Shazam!
Resumo
Este texto realiza uma leitura das histórias da Família Marvel do universo da DC Comics, a fim de identificar como magia, mito e religião se interconectam nas narrativas. O mundo da magia é o palco onde se desenvolve a trama principal, quer seja pela sua presença na constituição dos personagens, quer seja pelo seu uso artístico no cenário e nos enredos de cada arco narrativo. Magia, mito e religião se interseccionam no pronunciamento da palavra mágica. É por meio desta que os protagonistas canalizam o poder de deuses e personalidades mítico-religiosas, que divino e humano se relacionam, dons são transformados em carismas e que as lendas têm seu início. Por fim, o texto pondera que as histórias da Família Marvel são um retrato de como os seres humanos, nas mais diversas adversidades buscam resolver os desafios que surgem diante de si.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.