O poder da palavra: magia, mito e religião em Shazam!

  • Iuri Andréas Reblin Faculdades EST, São Leopoldo, RS
Palavras-chave: Magia, Mito, Religião, Histórias em Quadrinhos, Família Marvel (DC Comics)

Resumo

Este texto realiza uma leitura das histórias da Família Marvel do universo da DC Comics, a fim de identificar como magia, mito e religião se interconectam nas narrativas. O mundo da magia é o palco onde se desenvolve a trama principal, quer seja pela sua presença na constituição dos personagens, quer seja pelo seu uso artístico no cenário e nos enredos de cada arco narrativo. Magia, mito e religião se interseccionam no pronunciamento da palavra mágica. É por meio desta que os protagonistas canalizam o poder de deuses e personalidades mítico-religiosas, que divino e humano se relacionam, dons são transformados em carismas e que as lendas têm seu início. Por fim, o texto pondera que as histórias da Família Marvel são um retrato de como os seres humanos, nas mais diversas adversidades buscam resolver os desafios que surgem diante de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iuri Andréas Reblin, Faculdades EST, São Leopoldo, RS
É Doutor em Teologia pela Faculdades EST (Escola Superior de Teologia) de São Leopoldo, RS. É Mestre e Bacharel em teologia pela mesma instituição e Especialista em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica pela FURB, de Blumenau, SC. É autor de Para o alto e avante: uma análise do universo criativo dos super-heróis e de Outros cheiros, outros sabores...o pensamento teológico de Rubem Alves. Além disso é co-organizador de diversas publicações e autor de diversos artigos que abordam teologia, arte, cultura, histórias em quadrinhos, ensino religioso e teologia do cotidiano. Professor da Faculdades EST.
Publicado
2012-10-05
Como Citar
Reblin, I. A. (2012). O poder da palavra: magia, mito e religião em Shazam!. Revista Espaço Acadêmico, 12(137), 109-117. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/16930