A “questão agrária” em Mariátegui

  • Frederico Daia Firmiano FCLar/Unesp
Palavras-chave: Mariátegui. Desenvolvimento desigual e combinado. Problema Indígena. Problema da Terra. Questão Agrária. Socialismo.

Resumo

Neste breve artigo temos como objetivo refletir sobre a “questão agrária” no pensamento de José Carlos Mariátegui, sobretudo a partir de sua principal obra, os “Sete ensaios de interpretação da realidade peruana”. Nosso argumento é que o socialista peruano não tratou os problemas da formação social peruana a partir da chave teórica dada pela “questão agrária”, mas a encontrou no curso de uma interpretação marxista, profundamente original e inventiva, sobre esta formação social (desenvolvida ao lado da intensa militância política), identificando o problema indígena ao problema da terra, aos que Amauta conferiu uma alternativa socialista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Daia Firmiano, FCLar/Unesp
Mestre e doutorando em Sociologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, campus de Araraquara - FCLar/Unesp. Professor Assistente da Fundação de Ensino Superior de Passos/Universidade do Estado de Minas Gerais-Fesp/Uemg. Bolsista CAPES. É autor de A formação cultural dos jovens do MST: a experiência do assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto (SP), 2009, pela Cultura Acadêmica.
Publicado
2012-05-17
Como Citar
Firmiano, F. D. (2012). A “questão agrária” em Mariátegui. Revista Espaço Acadêmico, 12(133), 23-30. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17202
Seção
DOSSIÊ - MARIÁTEGUI (Org.: Frederico Daia Firmiano & Silvia Beatriz Adoue)