A produção do espaço urbano capitalista: o arquiteto como intelectual orgânico

  • Rafael Rossi UNESP/FCT de Presidente Prudente - SP.
  • Aline C. Santana Rossi UNOESTE de Presidente Prudente - SP

Resumo

O presente texto tem por finalidade servir de instrumento para explicitar nossas discussões, oriundas de estudos embasados teoricamente, a respeito do posicionamento do arquiteto frente ao processo de produção do espaço urbano inserido no modo de produção capitalista. Para atingir nosso objetivo, tomamos por base de nosso debate os edifícios históricos e seu tombamento como patrimônio cultural. Buscamos explorar as vertentes e os interesses relacionados a essa tomada de decisão, centralizando na figura do arquiteto enquanto imbuído de arsenal teórico e prático na promoção de estratégias que entrem em consenso ou em disputa com as decisões impostas, em muitos casos, por grupos privados de poder; dispondo ainda de habilidades cognitivas capazes de explicitar o caráter histórico presente em muitas edificações dispostas no tecido urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rossi, UNESP/FCT de Presidente Prudente - SP.
Graduado em Licenciatura em Geografia na UNESP/FCT de Presidente Prudente - SP em 2009. Atualmente realiza mestrado na mesma instituição na área de Geografia Urbana com a pesquisa intitulada: "A abordagem territorial nas políticas públicas - Análise espacial a partir do índice de desenvolvimento das famílias em Presidente Prudente - SP". Tendo interesses em áreas como: cartografia emática, produção do espaço urbano, exclusão social, políticas públicas, educação popular e educação do campo.
Aline C. Santana Rossi, UNOESTE de Presidente Prudente - SP
Graduada em Pedagogia pela UNIESP de Presidente Prudente no ano de 2010 e atualmente é estudante de graduação em Arquitetura e Urbanismo na UNOESTE do mesmo município. Tendo interesses em áreas como: anarquismo e arquitetura, produção do espaço urbano, marxismo e teoria revolucionária urbanística.
Publicado
2012-10-24
Como Citar
Rossi, R., & Santana Rossi, A. C. (2012). A produção do espaço urbano capitalista: o arquiteto como intelectual orgânico. Revista Espaço Acadêmico, 12(138), 131-137. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17600