Iluminismo pedagógico: disciplina, educação e moralização em Kant

  • Cristiano Eduardo Wendt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus avançado Ibirubá
Palavras-chave: Filosofia da educação, Kant, Educação, Disciplina, Moralidade

Resumo

A importância da disciplina nos processos educativos é ponto importante de discussão, visto a distorção que ocorreu ao longo da história sobre como devem se relacionar disciplina e educação com fins a moralização dos sujeitos. Assim, a discussão deste trabalho, versa sobre a identificação desta relação, no pensamento do filósofo prussiano Immanuel Kant, de forma pontual em sua obra Sobre a Pedagogia. Neste terreno, e na interpretação que alguns comentadores fazem sobre o tema, será tratada a problemática de como a disciplina pode atuar no processo educativo visando a moralização dos sujeitos. O que Kant entende por disciplina e como ela se apresenta no processo de emancipação dos sujeitos? Esta pode ser entendida como a questão central do trabalho. Com isso busca-se a possibilidade de interpretação de problemas atuais da educação amparando-se em discussões filosófico-pedagógicas que permearam a história da educação ocidental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Eduardo Wendt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus avançado Ibirubá
Mestre em Educação, pelo PPGE - Mestrado em Educação da Universidade de Passo Fundo - UPF/RS, na linha de Fundamentos da Educação. Possui graduação em Filosofia (Lp) pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). Concentra sua área de atuação e pesquisa em filosofia da educação, fundamentos da educação, ensino de filosofia, racionalidade. Integra os grupos de pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação (UPF), Teorias da Ação e Educação (UPF), Pedagogia e Iluminismo (UPF) e Racionalidade e Formação (PUC/RS).
Publicado
2012-06-25
Como Citar
Wendt, C. E. (2012). Iluminismo pedagógico: disciplina, educação e moralização em Kant. Revista Espaço Acadêmico, 12(134), 09-18. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17679
Seção
DOSSIÊ - FILOSOFIA & EDUCAÇÃO (Orgs.: Raimundo Rajobac & Cristiano Eduardo Wendt)