Experiência hermenêutica e formação para o reconhecimento em Gadamer

  • Raimundo Rajobac Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Gadamer. Hermenêutica. Educação. Formação. Reconhecimento. Alteridade

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre os conceitos de formação e reconhecimento no contexto da racionalidade hermenêutica gadameriana e seu ideal de experiência hermenêutica como abertura e reconhecimento do outro. Nas trilhas de Hans-Georg Gadamer nossa atenção recairá sobre a crítica a respeito do conceito de experiência oriundo do modo relacional objetificador das ciências naturais, o qual em última instância passou a determinar o modo relacional entre os seres humanos. Apontaremos, a partir daí, para a pertinência do conceito de experiência hermenêutica para se pensar processos formativos no contexto atual de sociedades plurais e complexas, uma vez que o mesmo só é possível enquanto abertura para a alteridade.

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Biografia do Autor

Raimundo Rajobac, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor efetivo no Departamento de Música da UFRGS. Doutorando em Educação pela PUCRS (Porto Alegre - RS) e Mestre em Educação pela UPF (Passo Fundo - RS). Possui graduação (Bel) em Filosofia pela URI (Erechim - RS). Licenciatura Plena em Filosofia pela UPF (Passo Fundo - RS). Graduação em Teologia pelo ITEPA (Passo Fundo - RS). Licenciatura em Música pela UPF (Passo Fundo - RS). Áreas de pesquisa: Educação Musical. Filosofia da Educação Musical. Filosofia da Música. Estética Musical. Iluminismo e Pedagogia. Racionalidade e Formação. Hermenêutica e Educação.

Publicado
2012-06-25
Como Citar
Rajobac, R. (2012). Experiência hermenêutica e formação para o reconhecimento em Gadamer. Revista Espaço Acadêmico, 12(134), 01-08. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17683
Seção
DOSSIÊ - FILOSOFIA & EDUCAÇÃO (Orgs.: Raimundo Rajobac & Cristiano Eduardo Wendt)