Experiência hermenêutica e formação para o reconhecimento em Gadamer
Resumo
O objetivo do artigo é refletir sobre os conceitos de formação e reconhecimento no contexto da racionalidade hermenêutica gadameriana e seu ideal de experiência hermenêutica como abertura e reconhecimento do outro. Nas trilhas de Hans-Georg Gadamer nossa atenção recairá sobre a crítica a respeito do conceito de experiência oriundo do modo relacional objetificador das ciências naturais, o qual em última instância passou a determinar o modo relacional entre os seres humanos. Apontaremos, a partir daí, para a pertinência do conceito de experiência hermenêutica para se pensar processos formativos no contexto atual de sociedades plurais e complexas, uma vez que o mesmo só é possível enquanto abertura para a alteridade.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.