Considerações sobre o conceito de civilização em Norbert Elias
Resumo
A proposta colocada por este artigo é a de estabelecer uma reflexão a respeito do conceito de civilização presente nos trabalhos desenvolvidos por Norbert Elias. Para tanto, nos basearemos na análise deste conceito presente nas obras “O Processo Civilizador” volumes 1 e 2 e “Escritos & Ensaios 1 -Estado, Processo, Opinião Pública”. A tentativa de esboçar observações relativas a um conceito tão importante para obra de Elias, de certo modo, nos fornece indicações que podem contribuir para compreensão da metodologia privilegiada em sua análise sociológica. Tal método de análise é considerado, de certo modo, “processual”, na medida em que apoia-se na ideia de história longa, cujo olhar é voltado para as transformações de longo prazo ocorridas tanto na sociedade quanto nas estruturas das personalidades dos indivíduos.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.