Breves considerações sobre processo de transformação da existência dos pescadores artesanais na modernidade
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir as transformações sociais sofridas pelos pescadores artesanais ao longo da história e o papel das forças produtivas na consolidação destes acontecimentos. Para alcançar estes objetivos usou-se o método materialista-dialético diante do qual as contradições da realidade social engendram elementos decisivos para a superação dos homens. Desse modo, percebeu-se que a modernidade foi responsável não só pela dissolução profunda das vida tradicional dos pescadores artesanais como também criou condições para que eles se apropriassem de novos arranjos materiais.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.