Alguns desafios colocados para a pesquisa qualitativa na contemporaneidade
Resumo
A complexidade da vida em sociedade está longe de ser apreendida por pesquisas de tipo quantitativo. Apesar de ter sua importância científica inquestionável, coube às ciências humanas a tarefa de inventar outras estratégias de investigação por meio das quais fosse possível problematizar a vida cotidiana para além dos dados estatísticos (ainda que, por vezes, os tome como ponto de partida). Assim, o presente estudo busca expor algumas especificidades trazidas pela pesquisa qualitativa que agregam valor à produção de conhecimento sobre a vida social. Partindo da complexidade veiculada a este tipo de metodologia, destacaremos aqui a noção de “problematização” tal qual compreendida por Gilles Deleuze em sua obra “Diferença e repetição”. Nela, o autor ensina que o ato de pensar acontece pela violência que pode advir dos encontros com a diferença e que colocam em suspenso as convicções e verdades cristalizadas sobre os modos de viver.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.