Alguns desafios colocados para a pesquisa qualitativa na contemporaneidade

  • Sonia Regina Vargas Mansano Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: pesquisa qualitativa, problematização, sujeito

Resumo

A complexidade da vida em sociedade está longe de ser apreendida por pesquisas de tipo quantitativo. Apesar de ter sua importância científica inquestionável, coube às ciências humanas a tarefa de inventar outras estratégias de investigação por meio das quais fosse possível problematizar a vida cotidiana para além dos dados estatísticos (ainda que, por vezes, os tome como ponto de partida). Assim, o presente estudo busca expor algumas especificidades trazidas pela pesquisa qualitativa que agregam valor à produção de conhecimento sobre a vida social. Partindo da complexidade veiculada a este tipo de metodologia, destacaremos aqui a noção de “problematização” tal qual compreendida por Gilles Deleuze em sua obra “Diferença e repetição”. Nela, o autor ensina que o ato de pensar acontece pela violência que pode advir dos encontros com a diferença e que colocam em suspenso as convicções e verdades cristalizadas sobre os modos de viver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Regina Vargas Mansano, Universidade Estadual de Londrina
Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade estadual de Londrina. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP.
Publicado
2012-09-02
Como Citar
Mansano, S. R. V. (2012). Alguns desafios colocados para a pesquisa qualitativa na contemporaneidade. Revista Espaço Acadêmico, 12(136), 01-09. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/18400
Seção
DOSSIÊ - Psicologia Social & Contemporaneidade (Org.: Rafael Bianchi Silva & Flávia Fernandes de Carvalhaes)