Teoria crítica da sociedade e educação natural em Rousseau
Resumo
O desejo humano de reconhecimento é constitutivo do que Rousseau chama de amor próprio. O amor próprio possui uma dupla dimensão: uma de caráter destrutivo e uma de caráter construtivo. O presente artigo tem o objetivo de analisar brevemente no que consiste essa dupla dimensão do amor próprio e em que medida o projeto de educação natural apresentado no Emilio pode dar conta da educabilidade desse sentimento. Na primeira parte do texto, procuramos reconstruir o que Rousseau entende por amor próprio e como ele é constituído pelo desejo de reconhecimento e, na segunda parte, procuramos, mesmo que brevemente, tratar da possibilidade de educabilidade do amor próprio.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.