Teoria crítica da sociedade e educação natural em Rousseau

  • Maurício Rebelo Martins Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Palavras-chave: Educação, amor próprio, sociedade, amor de si, reconhecimento, natural.

Resumo

O desejo humano de reconhecimento é constitutivo do que Rousseau chama de amor próprio.  O amor próprio possui uma dupla dimensão: uma de caráter destrutivo e uma de caráter construtivo. O presente artigo tem o objetivo de analisar brevemente no que consiste essa dupla dimensão do amor próprio e em que medida o projeto de educação natural apresentado no Emilio pode dar conta da educabilidade desse sentimento. Na primeira parte do texto, procuramos reconstruir o que Rousseau entende por amor próprio e como ele é constituído pelo desejo de reconhecimento e, na segunda parte, procuramos, mesmo que brevemente, tratar da possibilidade de educabilidade do amor próprio.

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Biografia do Autor

Maurício Rebelo Martins, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Licenciado em Filosofia. Mestre em Educação. Doutorando em Educação pela UNICAMP
Publicado
2013-07-09
Como Citar
Martins, M. R. (2013). Teoria crítica da sociedade e educação natural em Rousseau. Revista Espaço Acadêmico, 13(147), 100-107. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/18701