O esgotamento do modelo puntofijista e a ascensão de Chávez
Resumo
O objetivo do trabalho é compreender o processo político e económico de abertura do final do século passado que teve como consequência a ascensão do atual governo. O texto pretende, para isso, entender os limites internos do processo venezuelano, que, além de ter sido o primeiro país sul-americano a eleger um candidato crítico ao neoliberalismo, a crise do modelo de abertura econômica da década de 1990 teve como consequência a crise do modelo político vigente. Venezuela, apesar de ter um processo de desenvolvimento similar ao de outros países da região, tem a especificidade de ser um país petrolífero. A hipótese do trabalho é a de que a eleição de um candidato com discurso radical de ruptura com o status quo se faz possível em uma sociedade como a venezuelana, que historicamente tem uma consciência rentista. No trabalho será discutido que essa característica venezuelana, associada à perda de legitimidade política e econômica do modelo puntofijista possibilitou a ascensão de Chávez.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.