O Currículo e o Projeto Pedagógico na Educação Infantil: uma visão interdisciplinar

  • Djanira Ribeiro Santana UESB
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Currículo, Instituições de Educação Infantil.

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica e tem por finalidade realizar uma breve abordagem sobre a importância do currículo e do projeto pedagógico para a organização da prática pedagógica e a articulação entre o cuidar e o educar nas Instituições de Educação Infantil. Nesta perspectiva, o currículo e o projeto pedagógico se configuram numa oportunidade única para os professores dessas instituições desenvolverem sua prática pedagógica de maneira interdisciplinar promovendo o desenvolvimento integral da criança. Outro aspecto relevante a ser apresentado é a importância dos professores de Educação Infantil ter uma formação docente que atenda às especificidades das crianças de zero a cinco/seis anos de idade, reconhecendo-as como seres: sociais, histórico-culturais, afetivos e cognitivos. Almeja-se que a temática apresentada contribua para promover o debate acerca da importância de se construir o currículo e o projeto pedagógico na Educação Infantil sob uma visão de educação interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djanira Ribeiro Santana, UESB
Pedagoga e Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade do Noroeste de Minas
Publicado
2013-02-25
Como Citar
Santana, D. R. (2013). O Currículo e o Projeto Pedagógico na Educação Infantil: uma visão interdisciplinar. Revista Espaço Acadêmico, 12(142), 61-68. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/18916