Do período colonial aos nossos dias: uma breve história do Ensino de Química no Brasil

  • José Ossian Gadelha de Lima Faculdade de Educação de Crateús da Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Disciplina de Química, D. Pedro II e a Química.

Resumo

Este trabalho apresenta uma breve discussão sobre a trajetória do Ensino de Química no Brasil. Através do levantamento sistemático e da análise de várias fontes fidedignas, foi realizado um estudo sobre o surgimento e o desenvolvimento do ensino da Química dentro do sistema educacional brasileiro. O que motivou a elaboração dessa pesquisa foi o fato de observarmos que nas escolas públicas de todo país os alunos adquirem uma imagem completamente distorcida sobre a Química, chegando ao ponto de considerá-la não fazer parte de seu cotidiano. Assim, o objetivo deste trabalho foi mostrar como a historicidade do ensino dessa disciplina, ministrada nas escolas do ensino básico, pode possibilitar que o conhecimento científico se torne significativo para os estudantes e contribuir para a desmistificação do ensino da Química. O texto aborda desde as primeiras manifestações desse ensino no Brasil, passando pela sua implantação enquanto disciplina, até chegar às novas concepções apresentadas pelos PCN+.

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Biografia do Autor

José Ossian Gadelha de Lima, Faculdade de Educação de Crateús da Universidade Estadual do Ceará
Coordenação do curso de Licenciatura Plena em Química. Área de Educação.
Publicado
2012-12-27
Como Citar
Lima, J. O. G. de. (2012). Do período colonial aos nossos dias: uma breve história do Ensino de Química no Brasil. Revista Espaço Acadêmico, 12(140), 71-79. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/19112