Do período colonial aos nossos dias: uma breve história do Ensino de Química no Brasil
Resumo
Este trabalho apresenta uma breve discussão sobre a trajetória do Ensino de Química no Brasil. Através do levantamento sistemático e da análise de várias fontes fidedignas, foi realizado um estudo sobre o surgimento e o desenvolvimento do ensino da Química dentro do sistema educacional brasileiro. O que motivou a elaboração dessa pesquisa foi o fato de observarmos que nas escolas públicas de todo país os alunos adquirem uma imagem completamente distorcida sobre a Química, chegando ao ponto de considerá-la não fazer parte de seu cotidiano. Assim, o objetivo deste trabalho foi mostrar como a historicidade do ensino dessa disciplina, ministrada nas escolas do ensino básico, pode possibilitar que o conhecimento científico se torne significativo para os estudantes e contribuir para a desmistificação do ensino da Química. O texto aborda desde as primeiras manifestações desse ensino no Brasil, passando pela sua implantação enquanto disciplina, até chegar às novas concepções apresentadas pelos PCN+.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.