Debates sobre tecnologias digitais e pedagogia
Resumo
Resumo: O impacto das tecnologias digitais na aprendizagem é devido aos meios ou são as abordagens pedagógicas que configuram o uso destas e, portanto, sua contribuição para a aprendizagem? Defensores históricos afirmam que as tecnologias não realizam, por si próprias, o trabalho pedagógico, logo, seriam inábeis para realizar aprendizagens. Outros defendem que as tecnologias contêm elementos pedagógicos e efeitos na aprendizagem. Outro grupo observa que as tecnologias e a pedagogia trabalhando juntas maximizam a aprendizagem. Estas são as ideias a ser exploradas no trabalho que resgata debates e análises nas últimas quatro décadas sobre a inter-relação entre tecnologias e pedagogia para a aprendizagem.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.