Produção de Software tem habilidade intelectual do engenheiro como Matéria Prima - Gerenciamento é uma arte

  • Antonio Mendes Silva Filho
Palavras-chave: Estimativa de projeto, Gerenciamento de projeto, habilidade intelectual

Resumo

Ao contrário de outras engenharias que têm matéria prima e fazem uso de um processo de fabricação como ocorre com automóvel, geladeira e fogão, engenharia de software tem como matéria prima a habilidade intelectual do engenheiro de software. Trata-se de uma área baseada no desenvolvimento (isto é, no design que requer concepção, modelagem, codificação e testes). No caso do software, tempo de desenvolvimento e custo associados dependem da habilidade intelectual de cada engenheiro de software e, mais precisamente, da combinação dessas habilidades. Portanto, não é tarefa fácil fazer estimativas de custo de software, assim como não é fácil ter o trabalho feito por um conjunto de pessoas. Nesse sentido, este artigo explora questões envolvidas na estimativa e gerenciameto de projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Mendes Silva Filho
Professor e consultor em área de tecnologia da informação e comunicação com mais de 20 anos de experiência profissional, é autor do livros Introdução a Programação Orientada a Objetos, Arquitetura de Software e Programando com XML, todos pela Editora Campus/Elsevier, tem vários artigos publicados em eventos nacionais e internacionais, tendo feitos palestras em eventos nacionais e exterior. Foi Professor Visitante da University of Texas at Dallas e da University of Ottawa.Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco, com Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (Campina Grande), Mestrado em Engenharia da Computação pela University of Waterloo e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco.
Publicado
2013-02-05
Como Citar
Silva Filho, A. M. (2013). Produção de Software tem habilidade intelectual do engenheiro como Matéria Prima - Gerenciamento é uma arte. Revista Espaço Acadêmico, 12(141), 07-09. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/19759