Misticismo e religiosidade nas histórias de Penitência

  • Iuri Andréas Reblin Faculdades EST, São Leopoldo, RS
Palavras-chave: Super-herói brasileiro, Quadrinhos, Teologia do Cotidiano

Resumo

Este texto apresenta uma leitura exploratória das histórias em quadrinhos da super-heroína brasileira Penitência, de Marcos Franco, com o objetivo de identificar aspectos de uma teologia do cotidiano calcada na estrutura teológica do imaginário religioso brasileiro. A teologia do cotidiano se constitui e é articulada pela justaposição transitiva de histórias, experiências, situações-problemas, valores e percepções de mundo que permeiam o cotidiano e que adquirem forma em produções artístico-culturais. As narrativas da Penitência têm como premissa temas religiosos, místicos, teológicos. Estas se destacam ao representar a sociedade a partir de uma leitura da violência, do papel da religião e da interpretação do impacto e da compreensão destas na vida social. Ao final, o texto aponta que as histórias da personagem reproduzem a ideia de justiça atrelada antes à ideia de punição que restituição, embora distinga de vingança. E que o fundamento teológico do imaginário religioso brasileiro, da presença ambígua do bem e do mal, integra as histórias da personagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iuri Andréas Reblin, Faculdades EST, São Leopoldo, RS
Doutor em Teologia. Professor da Faculdades EST, em São Leopoldo (RS). Autor do livro Para o Alto e Avante: uma análise do universo criativo dos super-heróis e de inúmeros outros textos relacionando quadrinhos, super-heróis, religião e cultura.
Publicado
2013-02-25
Como Citar
Reblin, I. A. (2013). Misticismo e religiosidade nas histórias de Penitência. Revista Espaço Acadêmico, 12(142), 35-44. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/19899
Seção
DOSSIÊ - HISTÓRIA EM QUADRINHOS & SOCIEDADE (Org.: Prof. Dr. Nildo Viana)