Misticismo e religiosidade nas histórias de Penitência
Resumo
Este texto apresenta uma leitura exploratória das histórias em quadrinhos da super-heroína brasileira Penitência, de Marcos Franco, com o objetivo de identificar aspectos de uma teologia do cotidiano calcada na estrutura teológica do imaginário religioso brasileiro. A teologia do cotidiano se constitui e é articulada pela justaposição transitiva de histórias, experiências, situações-problemas, valores e percepções de mundo que permeiam o cotidiano e que adquirem forma em produções artístico-culturais. As narrativas da Penitência têm como premissa temas religiosos, místicos, teológicos. Estas se destacam ao representar a sociedade a partir de uma leitura da violência, do papel da religião e da interpretação do impacto e da compreensão destas na vida social. Ao final, o texto aponta que as histórias da personagem reproduzem a ideia de justiça atrelada antes à ideia de punição que restituição, embora distinga de vingança. E que o fundamento teológico do imaginário religioso brasileiro, da presença ambígua do bem e do mal, integra as histórias da personagem.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.