Um acidente de trabalho na fábrica: testemunho e trauma na narrativa “A mão esquerda”
Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar a obra “Crônicas da vida operária”, de 1978, do escritor Roniwalter Jatobá, com ênfase na narrativa “A mão esquerda”. O tema trata de um acidente de trabalho na fábrica. Para realizar esta investigação, lancei mão de estudos provenientes das ciências sociais, crítica literária, psicanálise, além da ênfase em estudos voltados para o universo da Literatura de Testemunho. As teorias provenientes do Testemunho direcionam as considerações feitas, pois permitem pensar a experiência do acidente de trabalho na fábrica em sua radicalidade traumática. Esta radicalidade também tem consequências na forma da narrativa, que sofre as necessárias transformações para narrar uma situação de extrema violência, na qual a mão de um trabalhador é mutilada. A narrativa passa a ser, ao mesmo tempo, um produto cultural e artístico, e também uma mediação de resistência de fundamental importância para a tentativa de compreensão e elaboração de uma experiência traumática.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.