Os dois sentidos do termo “justiça” no livro V da Ética Nicomaquéia de Aristóteles

  • Gerson Neves Pinto UNISINOS
Palavras-chave: Justiça Política, Justiça Legal, Virtude Perfeita, Aristóteles

Resumo

O presente artigo objetiva investigar a homonímia do termo “justiça ”(dikaiosynê) em Aristóteles, ou seja, a atribuição de mais de um significado a este termo. A expressão “justiça” será aplicável tanto ao sentido universal, quanto ao sentido particular. A justiça universal será aquela relacionada com a virtude total, enquanto que a justiça particular é uma parte da virtude. Por isso, o artigo visa identificar principalmente a origem e o significado desta distinção dentro de uma perspectiva clássica do pensamento filosófico e as possíveis conexões da justiça com a ciência ordenadora em Aristóteles, a política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson Neves Pinto, UNISINOS

Gerson Neves  Pinto, Doutor em Filosofia pela École Pratique des Hautes Études- Sorbonne- Paris, Mestre em Filosofia pela UFRGS e Professor Adjunto de Filosofia do Direito na Unisinos.

Publicado
2013-06-26
Como Citar
Pinto, G. N. (2013). Os dois sentidos do termo “justiça” no livro V da Ética Nicomaquéia de Aristóteles. Revista Espaço Acadêmico, 13(147), 82-90. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/20503