Captação X Inclusão: duas faces do financiamento estudantil
Resumo
Na primeira década do século XXI o crescimento do ensino superior no Brasil se consolidou, respondendo uma demanda crescente provocada pela expansão do ensino médio. Nesse contexto surgem as políticas públicas em prol da democratização do ensino superior e da inclusão social dos cidadãos de baixa renda, por meio de programas federais como o FIES. Por um lado a inclusão, por outro a captação de alunos e, nessa dialética nasce a proposta deste artigo, de entender quais os desafios para as universidades com o financiamento estudantil, em prol da captação de alunos e da inclusão social. Os resultados apontam características sobre a compreensão dos alunos com relação ao benefício e a penetração do financiamento dentro de cursos da área de Comunicação Social da IES investigada, levando a reflexão sobre os desafios para a gestão das IES na busca pela captação de alunos por meio do FIES.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.