Captação X Inclusão: duas faces do financiamento estudantil

  • Wesley Moreira Pinheiro PUC-SP
Palavras-chave: marketing educacional, universidade, financiamento estudantil

Resumo

Na primeira década do século XXI o crescimento do ensino superior no Brasil se consolidou, respondendo uma demanda crescente provocada pela expansão do ensino médio. Nesse contexto surgem as políticas públicas em prol da democratização do ensino superior e da inclusão social dos cidadãos de baixa renda, por meio de programas federais como o FIES. Por um lado a inclusão, por outro a captação de alunos e, nessa dialética nasce a proposta deste artigo, de entender quais os desafios para as universidades com o financiamento estudantil, em prol da captação de alunos e da inclusão social. Os resultados apontam características sobre a compreensão dos alunos com relação ao benefício e a penetração do financiamento dentro de cursos da área de Comunicação Social da IES investigada, levando a reflexão sobre os desafios para a gestão das IES na busca pela captação de alunos por meio do FIES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Moreira Pinheiro, PUC-SP
Mestrando em Administração pela PUC-SP; pesquisador do núcleo de Marketing e Comunicação (MARCO) da PUC-SP e do Grupo de Pesquisa Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral da UFMG. Atua em pesquisa na área de estratégia e inovação, trabalhando com temas relacionados ao marketing, internet, e gestão educacional.
Publicado
2013-09-16
Como Citar
Pinheiro, W. M. (2013). Captação X Inclusão: duas faces do financiamento estudantil. Revista Espaço Acadêmico, 13(149), 01-13. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/21089