Cultura do silêncio e razão cínica das corporações na primavera brasileira

  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: cultura do silêncio, razão cínica, empresa privada, mercado, Estado, movimentos de protesto

Resumo

Ensaio que aborda a ausência das corporações empresariais no debate público sobre as manifestações e movimentos de protestos que têm ocorrido no Brasil nos últimos meses. O pressuposto analítico assumido no artigo é que a não participação empresarial no debate reproduz a cultura do silêncio e representa a adoção de uma razão cínica por parte de agentes de mercado diante de fenômenos sociais adversos, em relação aos quais possuem responsabilidade parcial ou integral.

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Biografia do Autor

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá
possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1991), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), tendo realizado estágio de pós-doutorado em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2007). É professor do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, editor associado para a área de Estudos de Marketing do Cadernos EBAPE.BR (FGV-Rio), membro do Corpo Editorial Científico (área de Marketing) da RAE - Revista de Administração de Empresas (FGV-SP), consultor ad hoc da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, membro da Academy of Marketing (UK), membro colaborador do Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing (FGV-Rio/CNPq) e coordenador do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq). Foi professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (2008) e membro do Comitê Científico da Divisão de Marketing da ANPAD (2009-2010). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, e tem interesse nos seguintes assuntos: práticas de marketing, gestão de mercado, cultura e consumo, comportamento do consumidor, marketing social corporativo e produção acadêmica em marketing no Brasil. Desde janeiro de 2010 publica o blog Cultura e Consumo: http://culturaeconsumo.blogspot.com
Publicado
2013-08-04
Como Citar
Vieira, F. G. D. (2013). Cultura do silêncio e razão cínica das corporações na primavera brasileira. Revista Espaço Acadêmico, 13(147), 73-81. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/21548