Os desafios da Educação em Computação no Brasil: um relato de experiências com Projetos PIBID no Sul e Nordeste do país

  • Adão Caron Cambraia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Pasqueline Dantas Scaico Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Ensino de computação, identidade docente, pensamento computacional

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem se tornando uma política pública importante de valorização do magistério, possibilitando aos licenciandos atuação no seu campo de trabalho desde o início da formação. Este artigo apresenta um relato de experiências voltado para o desenvolvimento de dois projetos de incentivo à docência em Computação, que estão sendo realizados em duas cidades situadas em regiões diferentes do país, uma no sul e a outra no nordeste, de forma que características e desafios locais são registrados e discutidos no tocante à educação em Computação nas escolas dessas regiões.

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Biografia do Autor

Adão Caron Cambraia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Professor do Curso de Licenciatura em computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha e doutorando em Educação nas Ciências.
Pasqueline Dantas Scaico, Universidade Federal da Paraíba
Professora do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal da Paraíba e doutoranda em Computação.
Publicado
2013-08-24
Como Citar
Cambraia, A. C., & Scaico, P. D. (2013). Os desafios da Educação em Computação no Brasil: um relato de experiências com Projetos PIBID no Sul e Nordeste do país. Revista Espaço Acadêmico, 13(148), 01-09. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/21622
Seção
DOSSIÊ - Licenciatura em Computação: reflexões teóricas e políticas (Org.: Adão Caron Cambraia)