Entre Patinho Feio e Bela Adormecida: em busca do sentido de uma Licenciatura em Computação
Resumo
As formações em nível superior na área da computação têm, em geral, sobrevivido relativamente bem às incertezas conceituais do seu amadurecimento, e por isso têm adotado uma postura mais conservadora diante delas. O mesmo não se aplica à formação de professores: nesses cursos, os sintomas dessa imaturidade conceitual têm sido sentidos de modo agudo e irreversível, porque os professores são responsáveis pelo entendimento geral dos fenômenos computacionais, e esse entendimento não é amparado pelo consenso acadêmico. Nosso objetivo é, após elaborar um diagnóstico desse impasse fundamental, propor estratégias possíveis para uma rearticulação das exigências que são feitas aos projetos pedagógicos desses cursos, com aquilo que o momento histórico da educação que vivemos pede desses caminhos de formação.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.