Entre Patinho Feio e Bela Adormecida: em busca do sentido de uma Licenciatura em Computação

  • André Souza Lemos Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Palavras-chave: Formação de Professores, Ensino da Computação, Forma Cultural Geral

Resumo

As formações em nível superior na área da computação têm, em geral, sobrevivido relativamente bem às incertezas conceituais do seu amadurecimento, e por isso têm adotado uma postura mais conservadora diante delas. O mesmo não se aplica à formação de professores: nesses cursos, os sintomas dessa imaturidade conceitual têm sido sentidos de modo agudo e irreversível, porque os professores são responsáveis pelo entendimento geral dos fenômenos computacionais, e esse entendimento não é amparado pelo consenso acadêmico. Nosso objetivo é, após elaborar um diagnóstico desse impasse fundamental, propor estratégias possíveis para uma rearticulação das exigências que são feitas aos projetos pedagógicos desses cursos, com aquilo que o momento histórico da educação que vivemos pede desses caminhos de formação.

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Biografia do Autor

André Souza Lemos, Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia Centro.
Publicado
2013-08-24
Como Citar
Lemos, A. S. (2013). Entre Patinho Feio e Bela Adormecida: em busca do sentido de uma Licenciatura em Computação. Revista Espaço Acadêmico, 13(148), 10-17. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/21623
Seção
DOSSIÊ - Licenciatura em Computação: reflexões teóricas e políticas (Org.: Adão Caron Cambraia)