Ensino de Literatura e Educação Ético-estética: uma proposta a partir da hermenêutica de Gadamer

  • Tamara Véras de Bitencourt Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Experiência estética, alteridade, formação.

Resumo

Este artigo pretende, partindo de considerações acerca das práticas atuais no ensino de Literatura, refletir sobre a possibilidade de - estando o texto literário no centro do processo – o mesmo poder estar a serviço de uma educação ético-estética, pautada pela possibilidade de estranhamento através da leitura da literatura. Pretende-se refletir sobre um ensino de Literatura que ao não exigir a mera memorização de informações, possa propiciar aos educandos experiências estéticas que pretendam uma formação ética pela sensibilidade capaz de educar para a alteridade. A hermenêutica de Gadamer permite uma tentativa de compreender como se dá a alteridade na tentativa de compreensão do outro, num contexto de pluralidade.

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Biografia do Autor

Tamara Véras de Bitencourt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Licenciada em Letras, com especialização em Psicopedagogia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação PUCRS.
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Publicado
2014-03-12
Como Citar
Bitencourt, T. V. de. (2014). Ensino de Literatura e Educação Ético-estética: uma proposta a partir da hermenêutica de Gadamer. Revista Espaço Acadêmico, 13(154), 119-128. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/21742
Seção
educação & prática de ensino