Educação Superior: realidade mundial e brasileira

  • Máximo Alessandro Mendes Ottoni Universidade Estadual de Montes Claros
  • Marília Borborema Rodrigues Cerqueira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
Palavras-chave: universidade, ensino superior, autonomia.

Resumo

A universidade, inicialmente autônoma, sofreu mudanças ao longo de sua história. As determinações de organismos internacionais, o sistema econômico vigente e a descapitalização fizeram com que ela buscasse novas formas de compensação para essa nova realidade. Tais mudanças trarão várias consequências, exigindo-se uma maior reflexão sobre o trabalho desenvolvido por essas instituições de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Máximo Alessandro Mendes Ottoni, Universidade Estadual de Montes Claros
Graduado em Serviço Social pelas Faculdades Santo Agostinho. Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Coordenador de Apoio à Graduação do Hospital Universitário Clemente de Faria - Unimontes.
Marília Borborema Rodrigues Cerqueira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Doutoranda em Demografia no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - CEDEPLAR da UFMG; mestre em Demografia pelo CEDEPLAR da UFMG; especialista e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. É professora da Unimontes e integrante do Observatório Estação de Pesquisa, também da Unimontes (Rede ObservaRH). Foi coordenadora deste Observatório de 2005 a 2010. Tem experiência na área de Demografia e Educação Profissional em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento populacional, saúde de idosos, gestão saúde, SUS, educação e saúde. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e Saúde e integrante do Grupo Saúde e Políticas Públicas, ambos inseridos no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Publicado
2014-04-10
Como Citar
Ottoni, M. A. M., & Cerqueira, M. B. R. (2014). Educação Superior: realidade mundial e brasileira. Revista Espaço Acadêmico, 13(155), 87-95. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/21750