Identidade profissional docente e o papel da interdisciplinaridade no currículo de licenciatura em computação

  • Ecivaldo de Souza Matos Instituto Federal de São Paulo
Palavras-chave: identidade docente, formação de professores, saberes docentes, dialética, educação em computação, ensino de computação

Resumo

Os cursos de Licenciatura em Computação são essencialmente voltados à formação de educadores para os ambientes escolar e corporativo. O aumento do número destes cursos demandam por reflexões que ultrapassam a técnica. Novas questões apontam para a necessidade de definição e reconhecimento de uma identidade profissional própria do licenciado enquanto educador, diferenciado do bacharel, dado que tradicionalmente os cursos de bacharelado na área de computação formam profissionais para a indústria de software e hardware. Ao pensar a identidade profissional docente, diversos elementos merecem atenção. Dentre eles está a concepção curricular desses cursos. Neste artigo são apresentados elementos para se refletir sobre a identidade profissional do licenciado, por meio de uma perspectiva interdisciplinar de formação, em que saberes de diferentes naturezas estão indissociavelmente presentes e dialeticamente estruturados.

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Biografia do Autor

Ecivaldo de Souza Matos, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação (USP). Bacharel e Mestre em Ciência da Computação (UFBA/UFCG). Professor e Coordenador da Área de Informática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP-Campus São Paulo).

Publicado
2013-09-02
Como Citar
Matos, E. de S. (2013). Identidade profissional docente e o papel da interdisciplinaridade no currículo de licenciatura em computação. Revista Espaço Acadêmico, 13(148), 26-34. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/21778
Seção
DOSSIÊ - Licenciatura em Computação: reflexões teóricas e políticas (Org.: Adão Caron Cambraia)