Entre a escola, o trabalho e a vida: memória e representações sociais de mulheres rurais sobre a infância

  • Pâmela Pitágoras Freitas Lima Ferrarini UFBA
  • Lívia Diana Rocha Magalhães Programa de pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB).
Palavras-chave: Memória Social, Infância, Representações Sociais.

Resumo

É objetivo deste trabalho analisar a memória e as representações sociais da infânciade dez mães trabalhadoras rurais, com idade entre entre 20 e 74 anos, domunicípio baiano de Barra do Choça. A coleta de dados se deu através da técnicade grupos focais, que consiste em realizar encontros que favoreçam a interaçãogrupal ao se discutir uma temática específica. Observamos que as referências aopassado vivido é evocado pelo núcleo central dessas mães, resgatando comoreferência as vivências do acesso precário a escola em suas infâncias, e asdificuldades desta por conta da necessidade de trabalhar neste período de suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Pitágoras Freitas Lima Ferrarini, UFBA
Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade - UESB.
Lívia Diana Rocha Magalhães, Programa de pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB).
Doutora em Educação -UNICAMP. Docente do programa de pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB).
Publicado
2013-12-21
Como Citar
Ferrarini, P. P. F. L., & Magalhães, L. D. R. (2013). Entre a escola, o trabalho e a vida: memória e representações sociais de mulheres rurais sobre a infância. Revista Espaço Acadêmico, 13(152), 77-85. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/21889