Sustentabilidade das Cidades do Futuro Requer Planejamento e Conectividade
Resumo
Atualmente, há cerca de 3.6 bilhões de pessoas vivendo áreas urbanas (leia-se cidades). Com o atual processo de urbanização, estima-se que até 2030, 60% da população mundial ou cerca de 5 bilhões de pessoas estarão vivendo nas cidades. E mais, segundo o relatório “World Urbanization Prospects: The 2007 Revision” das Organização das Nações Unidas, a população urbana poderá atingir o valor de cerca 6.5 bilhões em 2050, resultando em quase 2/3 da população mundial vivendo nas cidades. As pessoas que hoje vivem em cidades brasileiras se deparam com problemas nos serviços precários prestados à população. Isso acontece porque os governos nas esferas municipal, estadual e federal não planeja. No Brasil, planejamento é feito em resposta aos problemas e não em antecipação aos problemas. Nesse sentido, este artigo discute questões decorrentes do processo de crescimento populacional urbano e sugere que o caos poderá ser experimentado se a falta de planejamento e inépcia das esferas governamentais persistirem.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.