Questões contemporâneas sobre o ensino de Economia Doméstica no Brasil: 61 anos depois
Resumo
Este artigo analisa quais são as questões contemporâneas que marcam os cursos de Economia Doméstica no Brasil, desde sua criação em 1952. Fortemente marcado pelo contexto de sua criação, em que prevalecia uma imagem de mulher como naturalmente apta a ser dona de casa, mãe e esposa, questiona-se qual é, 61 anos depois, a realidade dos cursos ainda ativos no país. Dessa maneira, foi realizada uma análise dos principais artigos acerca da trajetória da Economia Doméstica e das grades curriculares dos cinco cursos ainda ativos. Pôde-se perceber, portanto, que três questões centrais prevalecem atualmente: primeiro, se o curso está nos dias atuais vivenciando um processo de extinção ou transformação; segundo, se com o passar dos anos o curso se adaptou às mudanças sociais ou se manteve suas raízes ideológicas; por último, se o discurso dos alunos e profissionais condiz com a prática da profissão e situação do curso. Estas três importantes questões apresentam-se como abertas e necessárias à reflexão da trajetória da Economia Doméstica no país. Também, como fundamentais na compreensão de elementos que figuram o próprio ensino superior brasileiro.
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