“Sustentabilidade líquida”: Ressignificando as Relações entre Natureza, Capital e Consumo em tempos de fluidez
Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar as relações entre natureza, capital e consumo, na produção do que poderia ser designado como conceito de sustentabilidade líquida. O conceito de sustentabilidade evidencia a integração entre os parâmetros ecológicos, sociais e a prática econômica neoliberal de aceleração do desenvolvimento contemporâneo. Pelo olhar mercadológico, a concepção de sustentabilidade parece incorporar novas perspectivas, ampliando as relações entre sociedade e natureza, através da mediação do capital. Como se configuraria a sustentabilidade líquida a partir da lógica do capital? Qual a conexão entre a noção de sustentabilidade líquida, metamorfose do capital e natureza? Este ensaio baseia-se em Zygmunt Bauman, Gilles Deleuze, Félix Guattari e autores que dialogam com o tema analisado. A pesquisa é de caráter exploratório e se constrói a partir da análise da bibliografia que orienta esta temática. As relações entre natureza, capital e consumo são, em conclusão, articuladas dentro da estratégia da “sustentabilidade líquida” na captura de novos valores e criação de novos mercados que todos os atores sociais envolvidos vendem e consomem.
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